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Visão Geral

Com um pensamento holístico sobre a empresa, o modelo de arquitetura organizacional da FDC analisa elementos como o alinhamento entre a estratégia, o modelo organizacional, as medidas de desempenho e a geração de valor. Como isso, a organização habilita fluxos de conhecimento verticais e horizontais que permitem a entrega dos resultados de curto prazo e a renovação estratégica e do modelo de negócios.

RESULTADOS

Entendimento

das características e do contexto de negócios e do desafio competitivo.

1
Definição

e desenvolvimento de modelo de aderência entre a organização e a estratégia.

2
Identificação

dos elementos que potencializam as competências organizacionais existentes na organização.

3
Alinhamento

e envolvimento das instâncias tomadoras de decisão e/ou de governança.

4
Aumento

da eficiência e alinhamento em relação a estratégia de core business.

5

O Modelo de Arquitetura Organizacional

Funciona como um instrumento que identifica o nível de maturidade em que a empresa se encontra e qual o nível deseja atingir, para que, a partir disso, o plano de desenvolvimento seja colocado em prática. Abaixo você confere os níveis de maturidade construídos:

 Nível: Exploit

Neste 1º Nível de Maturidade as empresas avaliam sua estratégia de negócios principais e suas competências organizacionais existentes. Elas identificam lacunas na arquitetura organizacional e aprofundam seu entendimento sobre os níveis de complexidade e processo decisório. Além disso, possuem aprofundamento horizontal com seus sistemas formais e por contexto e estabelecem diretrizes para o controle estratégico e o reconhecimento.

 Nível: Visionária

Empresas que já estão no 2º Nível alinham sua estratégia de novos negócios com a transformação do core business. Elas identificam competências organizacionais existentes e a desenvolver, sincronizando seus mecanismos de desenvolvimento, modelos de competências e avaliação de desempenho. Também analisam a governança de projetos estratégicos, estruturantes e táticos e estabelecem diretrizes para o controle estratégico e o reconhecimento a curto e médio prazo.

 Nível: Explore

No 3º Nível as empresas alinham sua visão de futuro e racional estratégico da organização, identificando suas competência e capacidades adaptativas. Elas conseguem estruturar modelos de Squads, Tribos e Comunidades, e revisitam o modelo de gestão estratégica com OKRs individuais por área e empresa. Além disso, estabelecem os impactos nas pessoas, como competências, avaliação de desempenho e incentivos.

 Nível: Plataforma

No 4º e último Nível as empresas alinham seu propósito estratégico ao da plataforma. Definem premissas da organização invertida, os pilares de orquestração interna, analisam a governança do ecossistema e definem papéis e responsabilidades. Também definem as métricas de acordo com o ciclo de vida da plataforma e estabelecem diretrizes para o reconhecimento estratégico.