Visão Geral
A FDC aplica o compliance nas organizações de maneira estratégica com foco na geração de valor e minimização de riscos, de modo que seja possível aumentar o valor para os acionistas e o retorno para a sociedade. Dentre os objetivos centrais estão o dever de cumprir, de estar em conformidade e fazer cumprir leis, diretrizes, regulamentos internos e externos, buscando mitigar o risco atrelado à reputação e o risco legal e regulatório.
RESULTADOS
O Modelo de Ser Compliance
Funciona como um instrumento que identifica o nível de maturidade em que a empresa se encontra e qual o nível deseja atingir, para que, a partir disso, o plano de desenvolvimento seja colocado em prática. Abaixo você confere os níveis de maturidade construídos pela FDC:
1º Nível | Compliance: responsabilização e ética
Neste Nível a empresa entende os desafios de ser ético, seu papel nas estruturas de compliance, as raízes e impactos da corrupção e como o Compliance pode afetar o desempenho profissional.
2º Nível | Core Elements
É fundamental que neste 2º Nível de Maturidade a empresa adote boas práticas e suas linhas de defesa, com foco nos papéis e responsabilidades. Além disso, ela entende os desafios regulatórios e o que a lei diz sobre a forma de se comportar, bem como desenvolver estratégias de tomada de decisão e gerenciar o cálculo inconsciente dos riscos e ganhos de curto prazo.
3º Nível | Compliance Values
No 3º Nível de Maturidade a empresa sabe que os valores devem ser a base do modus operandi. Isso envolve componentes comportamentais e relacionais, como confiança e identificação. Além disso, ela gerencia negociações com o setor de Compliance como pilar, e desenvolve habilidades de julgamento para revisar o certo e o errado, e controlar situações emocionalmente carregadas.
4º Nível | Propósito e Legado
Empresas neste Nível possuem um plano de autogestão do Compliance e caminhos e processos alinhados a ele. Além disso, adota o Compliance como propósito para gerar vantagens competitivas e entender o impacto que o Compliance tem na organização, a fim de maximizar seus benefícios e minimizar seus riscos.