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Visão Geral

A FDC aplica o compliance nas organizações de maneira estratégica com foco na geração de valor e minimização de riscos, de modo que seja possível aumentar o valor para os acionistas e o retorno para a sociedade. Dentre os objetivos centrais estão o dever de cumprir, de estar em conformidade e fazer cumprir leis, diretrizes, regulamentos internos e externos, buscando mitigar o risco atrelado à reputação e o risco legal e regulatório.

RESULTADOS

Desenvolvimento

de processos e estruturas que viabilizem programas de integridade.

1
Aumento

do valor agregado para os acionistas – ganhos financeiros e reputacionais.

2
Ampliação

da competitividade, redução dos riscos e aprimoramento dos controles internos.

3
Foco

nos valores que priorizam a prosperidade da empresa em equilíbrio com as demandas da sociedade.

4
Identificação

e inclusão dos valores do compliance nas práticas profissionais.

5
Engajamento

com práticas que entregam ética, transparência e clareza.

6
Desenvolvimento

focado no ser humano, suas normas e procedimentos.

7
Fortalecimento

do compliance na cultura da empresa.

8

O Modelo de Ser Compliance

Funciona como um instrumento que identifica o nível de maturidade em que a empresa se encontra e qual o nível deseja atingir, para que, a partir disso, o plano de desenvolvimento seja colocado em prática. Abaixo você confere os níveis de maturidade construídos pela FDC:

 Nível | Compliance: responsabilização e ética

Neste Nível a empresa entende os desafios de ser ético, seu papel nas estruturas de compliance, as raízes e impactos da corrupção e como o Compliance pode afetar o desempenho profissional.

 Nível | Core Elements

É fundamental que neste 2º Nível de Maturidade a empresa adote boas práticas e suas linhas de defesa, com foco nos papéis e responsabilidades. Além disso, ela entende os desafios regulatórios e o que a lei diz sobre a forma de se comportar, bem como desenvolver estratégias de tomada de decisão e gerenciar o cálculo inconsciente dos riscos e ganhos de curto prazo.

 Nível | Compliance Values

No 3º Nível de Maturidade a empresa sabe que os valores devem ser a base do modus operandi. Isso envolve componentes comportamentais e relacionais, como confiança e identificação. Além disso, ela gerencia negociações com o setor de Compliance como pilar, e desenvolve habilidades de julgamento para revisar o certo e o errado, e controlar situações emocionalmente carregadas.

 Nível | Propósito e Legado

Empresas neste Nível possuem um plano de autogestão do Compliance e caminhos e processos alinhados a ele. Além disso, adota o Compliance como propósito para gerar vantagens competitivas e entender o impacto que o Compliance tem na organização, a fim de maximizar seus benefícios e minimizar seus riscos.