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Visão Geral

Valores, práticas e objetivos organizacionais bem definidos estimulam as pessoas e promovem uma mudança legítima na cultura organizacional das empresas. O Modelo de Cultura Organizacional diagnostica e mapeia esses pontos de forma clara e transparente e direciona a sua organização para uma transformação cultural que aumente os resultados e o engajamento das equipes. Utilizamos experiência e conhecimento para gerar uma positiva e impactante mudança organizacional.

ETAPAS

Diagnóstico Atual

Identificar a cultura, estratégica praticada e o modelo de estrutura, gestão, governança e tomada de decisão para definição dos desafios estratégicos da organização e das áreas.

1
Definição da Nova Cultura

Construir e alinhar os valores que precisam ser aplicados frente aos desafios estratégicos e identificar contradições internas que podem inviabilizar a sedimentação da nova cultura

2
Ciclos da Nova Cultura

Alinhar a gestão para reconhecer a prática dos valores, disseminar e fortalecer a nova cultura, através da comunicação e do comprometimento das lideranças.

3

O Modelo de Cultura Organizacional

Funciona como um instrumento que identifica o nível de maturidade em que a empresa se encontra e qual o nível deseja atingir, para que, a partir disso, o plano de desenvolvimento seja colocado em prática. Abaixo você confere os níveis de maturidade construídos pela FDC:

 Nível | Cultura Definida  

As empresas neste 1º Nível têm seus valores definidos e comunicados a todos os colaboradores, alinhando suas crenças e comportamentos. A liderança é essencial nesse processo, garantindo que a cultura seja incorporada aos processos de comunicação e esteja presente no dia a dia da organização.

 Nível | Valores e Práticas

No 2º Nível de Maturidade, as empresas têm seus valores alinhados com suas práticas e comportamentos diários. Engajam as lideranças e os times para promover experiências que reflitam a cultura da organização. E, com isso, estimulam seus colaboradores a adotar as crenças e valores esperados, gerando um impacto positivo na cultura organizacional.

 Nível | Indicadores e Métricas

As empresas que estão no 3º Nível definem indicadores e realizam medições relacionados aos valores e comportamentos. Dessa forma, avaliam a aderência à cultura e renovam práticas frente aos novos desafios da organização e a evolução da sociedade e do mercado.

 Nível | Gestão e Tomadas de Decisão

As empresas no 4º Nível de Maturidade alinham a gestão com a cultura, regras e processos, fortalecendo a relação de confiança para tomar decisões tendo como guia o propósito e os valores. Assim, cria um ambiente de confiança, que favorece a inovação e a resolução de problemas complexos.

 Nível | Propósito e Valores

No 5º Nível, a empresa tem uma relação de confiança e toma decisões tendo como guia o propósito e os valores. As regras e os processos são uma trilha, e não um trilho, permitindo flexibilidade e adaptação a novas situações e desafios.

 Nível | Novos Desafios

As empresas que estão no 6º e último nível revitalizam seus valores e comportamentos frente aos novos desafios da organização diante da evolução da sociedade e do mercado. Dessa forma, se mantém relevante e atual, criando valor para seus colaboradores, clientes e para a sociedade como um todo.