Visão Geral
A FDC ajuda as organizações a olhar para o futuro, estruturando um planejamento estratégico integrado e com foco na geração de valor de longo prazo. Um modelo contemporâneo que se expressa a partir de um processo de reflexão e criatividade e alcança melhoria dos resultados e crescimento contínuo.
RESULTADOS
O Modelo de Estratégia
Funciona como um instrumento que identifica o nível de maturidade em que a empresa se encontra e qual o nível deseja atingir, para que, a partir disso, o plano de desenvolvimento seja colocado em prática. Abaixo você confere os níveis de maturidade construídos pela FDC:
1º Nível | Execução: Foco nos resultados de curto prazo
Empresas no 1º Nível de Maturidade têm foco na execução de atividades operacionais e pouco alinhamento entre a estratégia e a execução. Focam em resultados de curto prazo, com ações reativas às demandas do mercado e gestão e processos pouco maduros.
2º Nível | Estratégia funcional: Foco na eficiência e nos ganhos
No 2º Nível as empresas já possuem processos bem definidos e têm o objetivo de melhorar a eficiência e aumentar a competitividade. Fazem investimento em projetos de inovação, com foco na melhoria contínua e em ganhos incrementais, além de um planejamento estratégico mais robusto e um gerenciamento de riscos mais maduro.
3º Nível | Estratégia de negócio: Foco na geração de valor
Empresas no 3º Nível de Maturidade possuem um planejamento estratégico mais bem definido, com foco em resultados e na geração de valor para o cliente. A gestão e os processos estão maduros, e há uma dedicação de tempo e recursos para projetos estratégicos. Escolhem com clareza as diretrizes e os objetivos da empresa para garantir que a estratégia esteja alinhada com a proposta de valor e as necessidades do mercado.
4º Nível | Estratégia corporativa integrada: Foco na longevidade, propósito e legado
Empresas no 4º e último Nível possuem um planejamento estratégico de longo prazo e foco na maximização do retorno do portfólio de negócios, incluindo fusões, aquisições e internacionalização. A gestão e os processos são maduros e eficientes, e há uma sinergia entre as unidades de negócios para promover a geração de valor. O propósito, a visão e os valores estão alinhados e orientados para o legado da empresa, garantindo a longevidade do negócio.