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Visão Geral

A FDC ajuda as organizações a olhar para o futuro, estruturando um planejamento estratégico integrado e com foco na geração de valor de longo prazo. Um modelo contemporâneo que se expressa a partir de um processo de reflexão e criatividade e alcança melhoria dos resultados e crescimento contínuo.

RESULTADOS

Definição

dos escopos organizacionais, processos e competências estratégicas.

1
Tomada

de decisão estratégica pautada pela geração de valor.

2
Melhoria

do portfólio de investimentos e projetos estratégicos.

3
Eficiência

e eficácia na alocação de recursos estratégicos.

4
Reflexão

sobre as escolhas e renúncias corporativas.

5
Aumento

da sinergia entre as unidades de negócios quando houver.

6
Conquista

de futuro longevo para a organização.

7

O Modelo de Estratégia

Funciona como um instrumento que identifica o nível de maturidade em que a empresa se encontra e qual o nível deseja atingir, para que, a partir disso, o plano de desenvolvimento seja colocado em prática. Abaixo você confere os níveis de maturidade construídos pela FDC:

 Nível | Execução: Foco nos resultados de curto prazo

Empresas no 1º Nível de Maturidade têm foco na execução de atividades operacionais e pouco alinhamento entre a estratégia e a execução. Focam em resultados de curto prazo, com ações reativas às demandas do mercado e gestão e processos pouco maduros.

 Nível | Estratégia funcional: Foco na eficiência e nos ganhos 

No 2º Nível as empresas já possuem processos bem definidos e têm o objetivo de melhorar a eficiência e aumentar a competitividade. Fazem investimento em projetos de inovação, com foco na melhoria contínua e em ganhos incrementais, além de um planejamento estratégico mais robusto e um gerenciamento de riscos mais maduro.

 Nível | Estratégia de negócio: Foco na geração de valor

Empresas no 3º Nível de Maturidade possuem um planejamento estratégico mais bem definido, com foco em resultados e na geração de valor para o cliente. A gestão e os processos estão maduros, e há uma dedicação de tempo e recursos para projetos estratégicos. Escolhem com clareza as diretrizes e os objetivos da empresa para garantir que a estratégia esteja alinhada com a proposta de valor e as necessidades do mercado.

 Nível | Estratégia corporativa integrada: Foco na longevidade, propósito e legado

Empresas no 4º e último Nível possuem um planejamento estratégico de longo prazo e foco na maximização do retorno do portfólio de negócios, incluindo fusões, aquisições e internacionalização. A gestão e os processos são maduros e eficientes, e há uma sinergia entre as unidades de negócios para promover a geração de valor. O propósito, a visão e os valores estão alinhados e orientados para o legado da empresa, garantindo a longevidade do negócio.