Visão Geral
O Modelo de Governança foca em elevar os padrões de eficiência da gestão, desenvolvendo estruturas de governança guiadas pela capacidade de geração de valor para os acionistas e demais stakeholders e promoção da longevidade organizacional.
RESULTADOS
O Modelo de Governança
Funciona como um instrumento que identifica o nível de maturidade em que a empresa se encontra e qual o nível deseja atingir, para que, a partir disso, o plano de desenvolvimento seja colocado em prática. Abaixo você confere os níveis de maturidade construídos pela FDC:
1º Nível | Iniciado
No 1º Nível de Maturidade, a empresa ainda tem pouco alinhamento entre sua governança, estratégia e execução. A gestão foca principalmente em assuntos operacionais, e os investimentos são decididos de maneira intuitiva ou reativa ao mercado. As decisões concentram-se na mão de um ou poucos sócios, e não há um Conselho.
2º Nível | Expandido
No 2º Nível, há um conjunto de boas práticas de governança sendo adotadas na empresa, com a gestão passando a abordar mais assuntos táticos e os investimentos sendo decididos com maior embasamento. As decisões ainda são conduzidas pelos sócios administradores, mas há a adoção de um Conselho Consultivo.
3º Nível | Aprimorado
A estrutura da empresa que está no 3º Nível de Maturidade já permite debates centrados na estratégia e no futuro da organização, com a gestão abordando mais assuntos estratégicos e os investimentos sendo focados em H1 e H2. As decisões estratégicas passam a ser conduzidas pelo Conselho de Administração, que já existe.
4º Nível | Completo
Nas empresas que estão no 4º e último Nível, a governança é ativa e com foco na eficácia de suas estruturas. A gestão aborda predominantemente assuntos estratégicos, e os debates sobre os negócios são focados nas decisões de H3, com a empresa almejando ser protagonista de mercado. As decisões estratégicas são conduzidas pelo Conselho de Administração, que agora conta com práticas avançadas de governança.