//novo CRM
0800 941 9200

Visão Geral

O Modelo de Governança foca em elevar os padrões de eficiência da gestão, desenvolvendo estruturas de governança guiadas pela capacidade de geração de valor para os acionistas e demais stakeholders e promoção da longevidade organizacional.

RESULTADOS

Definição

das responsabilidades e papéis dos agentes de governança.

1
Decisões

pautadas pelos interesses da empresa – equilibrando riscos e oportunidades

2
Acompanhamento

adequado do ambiente de negócios e dos resultados organizacionais.

3
Eficiência

e eficácia na tomada de decisão relacionada à alocação dos recursos estratégicos - foco na longevidade organizacional.

4
Alinhamento

societário e estratégico garantindo que os interesses e propósitos não se dispersem ao longo de tempo.

5
Exercício

dos princípios básicos da governança – transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

6

O Modelo de Governança

Funciona como um instrumento que identifica o nível de maturidade em que a empresa se encontra e qual o nível deseja atingir, para que, a partir disso, o plano de desenvolvimento seja colocado em prática. Abaixo você confere os níveis de maturidade construídos pela FDC:

 Nível | Iniciado

No 1º Nível de Maturidade, a empresa ainda tem pouco alinhamento entre sua governança, estratégia e execução. A gestão foca principalmente em assuntos operacionais, e os investimentos são decididos de maneira intuitiva ou reativa ao mercado. As decisões concentram-se na mão de um ou poucos sócios, e não há um Conselho.

 Nível | Expandido

No 2º Nível, há um conjunto de boas práticas de governança sendo adotadas na empresa, com a gestão passando a abordar mais assuntos táticos e os investimentos sendo decididos com maior embasamento. As decisões ainda são conduzidas pelos sócios administradores, mas há a adoção de um Conselho Consultivo.

 Nível | Aprimorado

A estrutura da empresa que está no 3º Nível de Maturidade já permite debates centrados na estratégia e no futuro da organização, com a gestão abordando mais assuntos estratégicos e os investimentos sendo focados em H1 e H2. As decisões estratégicas passam a ser conduzidas pelo Conselho de Administração, que já existe.

 Nível | Completo

Nas empresas que estão no 4º e último Nível, a governança é ativa e com foco na eficácia de suas estruturas. A gestão aborda predominantemente assuntos estratégicos, e os debates sobre os negócios são focados nas decisões de H3, com a empresa almejando ser protagonista de mercado. As decisões estratégicas são conduzidas pelo Conselho de Administração, que agora conta com práticas avançadas de governança.