Visão Geral
O Modelo de Inovação é o ponto de partida para procurar, descobrir, experimentar, desenvolver e adotar novos produtos, processos e métodos organizacionais e modelos de negócio. O resultado dessa implementação é a reinvenção contínua do negócio a partir de conhecimentos e ideias para que as empresas se mantenham a frente e ampliem sua vantagem competitiva.
RESULTADOS
O Modelo de Inovação
Funciona como um instrumento que identifica o nível de maturidade em que a empresa se encontra e qual o nível deseja atingir, para que, a partir disso, o plano de desenvolvimento seja colocado em prática. Abaixo você confere os níveis de maturidade construídos pela FDC:
1º Nível | Inovação Fechada
Empresas no 1º Nível de Maturidade têm um foco interno de P&D para atender as demandas de mercado ou adotar novas tecnologias. Os processos estão concentrados no comitê de inovação ou no P&D, com a adoção do PIM para gerenciar o portfólio de projetos de inovação.
2º Nível | Inovação colaborativa
No 2º Nível, a criação de estruturas para colaboração e inovação em projetos vão além do P&D. As empresas ampliam seus atores de inovação com a participação de diferentes unidades de negócios. São criados programas e workshops de ideação, comitês temáticos para inovação e apoio às iniciativas de intraempreendedorismo. A empresa utiliza hackathons, pitch e demodays, além de redes internas de colaboração.
3º Nível | Redes de inovação
Empresas no 3º Nível planejam a formação de alianças e redes de inovação, joint-ventures e parcerias com clientes, fornecedores e concorrentes. A empresa integra os programas internos e amplia o relacionamento externo, buscando ativamente novas soluções no ecossistema e gerenciando o pipeline dos projetos de inovação.
4º Nível | Inovação aberta
Empresas no 4º Nível desenvolvem e participam de redes de inovação aberta com centros de pesquisa e de inovação, incubação, aceleração, investimentos e spin-offs. Além disso, têm um planejamento estratégico focado na ampliação das redes e atores para inovação, incluindo projetos estratégicos de fusão e aquisição e internacionalização. São criados programas de incubação e aceleração e de Corporate Venturing (CV). A empresa amplia suas receitas por meio de licenciamentos, vendas de participações societárias e spin-offs.