0800 941 9200

Visão Geral

Visão sistêmica e contemporânea da gestão de redes aplicada para o desenvolvimento empresarial de toda cadeia produtiva das empresas, relevando o aprimoramento da governança, a redução de custos, fortalecendo e gerando valor para todos os stakeholders.

RESULTADOS

Desenvolvimento

do segmento, melhoria na qualidade da gestão e mais competitividade.

1
Processos

revisitados e novas práticas que desenvolvem toda a cadeia produtiva.

2
Minimização

de riscos, aumento de retorno e melhoria do modelo de gestão das empresas.

3
Acesso

à boas práticas e associados engajados e competitivos.

4
Capacitação

e melhor alcance das metas devido a processos mais claros e fluidos.

5
Ampliação

do diálogo entre as comunidades e stakeholders, viabilizando uma rede com alta representatividade e potência.

6
Networking

poderoso e criação de um ambiente de aprendizagem contínuo.

7

O Modelo de Redes

Funciona como um instrumento que identifica o nível de maturidade em que a empresa se encontra e qual o nível deseja atingir, para que, a partir disso, o plano de desenvolvimento seja colocado em prática. Abaixo você confere os níveis de maturidade construídos pela FDC:

 Nível | Formação

No 1º Nível de Maturidade, a empresa se concentra em formar parcerias. Para isso, ela analisa a cadeia de valor e identifica as motivações para estabelecer a parceria. Também realiza uma avaliação de perfil e seleção dos parceiros, elabora um mapa dos conhecimentos necessários e um projeto para formar a rede. Além disso, elabora um plano de sensibilização e mobilização para que todos os parceiros estejam alinhados com o objetivo comum.

 Nível | Governança e Design

Neste Nível a empresa desenvolve a governança e o design da parceria. Isso inclui a elaboração de uma matriz para a formatação da parceria, considerando as necessidades e desejos de cada parte. Também é necessário criar um contrato formal com as principais diretrizes da parceria, definir mecanismos para a construção de confiança e capital social e estabelecer métricas para o acompanhamento de resultados. É importante também definir a infraestrutura de comunicação entre os parceiros.

 Nível | Desenvolvimento

A empresa foca no desenvolvimento da parceria no 3º Nível. Isso inclui a criação de laços entre a empresa focal (âncora) e os demais parceiros, motivando e garantindo benefícios aos parceiros. Para isso, pode-se implementar soluções educacionais, como módulos de capacitação, monitorias, aulas interativas, cursos e programas para indivíduos e empresas da FDC.

 Nível | Consolidação e Gestão Contínua 

No 4º e último Nível de Maturidade, a empresa busca consolidar a parceria e realizar uma gestão contínua. Isso envolve o fortalecimento da confiança e do capital social, além da gestão de conflitos. Também é importante realizar avaliações dos resultados esperados e da criação de valor da rede para garantir que a parceria continue trazendo benefícios para todas as partes envolvidas.