Visão Geral
Visão sistêmica e contemporânea da gestão de redes aplicada para o desenvolvimento empresarial de toda cadeia produtiva das empresas, relevando o aprimoramento da governança, a redução de custos, fortalecendo e gerando valor para todos os stakeholders.
RESULTADOS
O Modelo de Redes
Funciona como um instrumento que identifica o nível de maturidade em que a empresa se encontra e qual o nível deseja atingir, para que, a partir disso, o plano de desenvolvimento seja colocado em prática. Abaixo você confere os níveis de maturidade construídos pela FDC:
1º Nível | Formação
No 1º Nível de Maturidade, a empresa se concentra em formar parcerias. Para isso, ela analisa a cadeia de valor e identifica as motivações para estabelecer a parceria. Também realiza uma avaliação de perfil e seleção dos parceiros, elabora um mapa dos conhecimentos necessários e um projeto para formar a rede. Além disso, elabora um plano de sensibilização e mobilização para que todos os parceiros estejam alinhados com o objetivo comum.
2º Nível | Governança e Design
Neste Nível a empresa desenvolve a governança e o design da parceria. Isso inclui a elaboração de uma matriz para a formatação da parceria, considerando as necessidades e desejos de cada parte. Também é necessário criar um contrato formal com as principais diretrizes da parceria, definir mecanismos para a construção de confiança e capital social e estabelecer métricas para o acompanhamento de resultados. É importante também definir a infraestrutura de comunicação entre os parceiros.
3º Nível | Desenvolvimento
A empresa foca no desenvolvimento da parceria no 3º Nível. Isso inclui a criação de laços entre a empresa focal (âncora) e os demais parceiros, motivando e garantindo benefícios aos parceiros. Para isso, pode-se implementar soluções educacionais, como módulos de capacitação, monitorias, aulas interativas, cursos e programas para indivíduos e empresas da FDC.
4º Nível | Consolidação e Gestão Contínua
No 4º e último Nível de Maturidade, a empresa busca consolidar a parceria e realizar uma gestão contínua. Isso envolve o fortalecimento da confiança e do capital social, além da gestão de conflitos. Também é importante realizar avaliações dos resultados esperados e da criação de valor da rede para garantir que a parceria continue trazendo benefícios para todas as partes envolvidas.