0800 941 9200

Visão Geral

No contexto das cadeias produtivas e redes de negócio nacionais e internacionais na qual as empresas estão inseridas, as soluções para os desafios envolvem múltiplos atores em diferentes arranjos. Invariavelmente, os processos se articulam e, portanto, quanto mais sinergia, alinhamento e qualidade de gestão houver entre todos, melhor será a eficiência e o resultado final. A FDC oferece o Redes, uma solução customizada que potencializa os resultados de toda a rede em que a empresa contratante está inserida. O conjunto de organizações integrantes forma um ambiente de aprendizagem único, que permite a colaboração de todos, preservando ações estratégicas individuais e criando valor para o todo.

OBJETIVOS

Estimular o relacionamento e a criação de valor entre os participantes de uma mesma cadeia produtiva, que compartilham valores e, por isso, alcançam resultados de alto impacto, potencializando as atividades individuais e abrindo espaço para a atuação colaborativa.

Novo modelo de desenvolvimento

O envolvimento de pessoas que, unidas em rede, aumentam a eficiência e potencializam o resultado de toda a cadeia de valor e seus elos.

1
Ampliar competências 

Capacitar líderes de várias empresas que participam da mesma cadeia de valor de forma a aumentar as competências de gestão e a criação de valor conjunto.

2
Interesses em comum 

Estimular o acesso a novos mercados, o compartilhamento de custos e riscos, o acesso a novas tecnologias e conhecimentos e a expansão da oferta de produtos e serviços.

3
Valor compartilhado

Garantir melhor compreensão do sistema gerencial, proporcionando visão sistêmica da gestão e do valor compartilhado, ampliando o ganho de todos no médio e longo prazos.

4

QUEM

Organizações públicas e empresas privadas que atuam em redes colaborativas, como franquias, associações, cooperativas, fundos de investimento, grupos de fornecedores ou parceiros de grandes empresas, além de outros arranjos empresariais.

RESULTADOS ESPERADOS

Disposição horizontal dos atores, sejam indivíduos ou instituições, baseada em relações mais simétricas do que hierárquicas, mais cooperativas do que competitivas e mais dinâmicas do que normativas, estabelecendo novos padrões de gestão e maximizando a criação de valor para todos os elos envolvidos.

Visão estratégica

Ampliação do olhar sobre o negócio de forma sistêmica, ajustando processos de gestão e planos de evolução.

1
Estabelecer vínculos com autonomia

Identificação de interesses comuns e sinergias potenciais, maior e melhor capacidade de acompanhar os resultados do negócio.

2
Perspectiva coletiva

Ampliação dos conhecimentos relacionados ao exercício da liderança e entendimento da importância da atuação em rede.

3
Modelo de governança 

Compreensão e implementação de uma dinâmica de redes e elos, considerando os aspectos de governança, risco e compliance.

4

METODOLOGIA

Professores com grande experiência empresarial conduzem aulas interativas sobre conceitos de gestão e negócio, ampliando a visão sobre novas práticas que, atreladas às trocas de expertises entre os participantes, criam valor em rede. Módulos de capacitação definidos a partir dos desafios de negócio.