Visão Geral
A cultura ESG tem forte impacto na reputação das marcas e geração de valor para stakeholders e sociedade. Esse conteúdo trata o tema como estratégico e oferece gerenciamento de riscos e oportunidades, antecipando ações regulatórias, possibilitando que a empresa acesse novos mercados e contribua para o desenvolvimento sustentável das pessoas e do mundo.
Objetivos
Compreensão do contexto global, aprofundamento dos conceitos e aplicação da temática, além do entendimento das interações entre as áreas da organização e ESG para engajar a liderança nessa agenda e nas abordagens que favorecem a prática empresarial.
Público-alvo
Diretores, executivos, conselheiros e empresários envolvidos em decisões estratégicas.
Resultados
Estrutura
Conteúdo
Governança Corporativa e Stakeholders
Do capitalismo de shareholders para o capitalismo de stakeholders
• Cenário global dos negócios e novas demandas da sociedade.
• As empresas e o seu papel social.
• Reputação como ativo intangível.
• Abordagens e movimentos que estão impulsionando a mudança.
• Origem e evolução do tema ESG.
As bases do ESG
Bases conceituais, desafios e oportunidades para geração de valor
• Conceitos fundamentais relacionados: externalidades, antropoceno, gestão de stakeholders, ODS, economia circular, materialidade, dentre outros.
• Temas materiais prioritários relacionados às questões ambientais, sociais e de governança.
• Aderência das questões ESG à realidade brasileira dentro do contexto global, riscos e oportunidades envolvidos.
• Desafios e oportunidades para geração de valor sustentável.
Desenvolvimento da Cultura e Liderança ESG
Competências e habilidades necessárias
• Cultura como diferencial competitivo.
• Cultura organizacional como alicerce para a mudança necessária.
• Atributos e diferenciais da cultura ESG.
• Etapas na construção da cultura ESG.
• Recursos, ferramentas e instrumentos de apoio.
• Competências e habilidades para a liderança sustentável e consciente.
• Alinhamento do propósito individual ao propósito organizacional.
• Temas materiais prioritários para a liderança atuar com as questões ESG.
Agenda estratégica e processos de implementação
Integração do propósito à estratégia e alinhamento das práticas de gestão
• Desafios, tendências globais e motivadores de crescimento do ESG.
• Governança corporativa e a integração ESG.
• Etapas na construção da agenda estratégica ESG.
• Processo de implementação e melhores práticas do ESG – Por onde começar?