Sobre você
Sobre sua empresa
Envie-nos uma mensagem
Ao preencher o presente cadastro autorizo o tratamento dos meus dados pessoais pela FDC para o encaminhamento de informações e assuntos relacionados ao tema objeto do meu interesse. Após o envio dos dados, caso queira gerir o seu consentimento, acesse: https://privacidade.fdc.org.br/consentimento.
Enviado com sucesso

Em breve ligaremos
para você.

0800 941 9200

Visão Geral

A cultura ESG tem forte impacto na reputação das marcas e geração de valor para stakeholders e sociedade. Esse conteúdo trata o tema como estratégico e oferece gerenciamento de riscos e oportunidades, antecipando ações regulatórias, possibilitando que a empresa acesse novos mercados e contribua para o desenvolvimento sustentável das pessoas e do mundo.

Objetivos

Compreensão do contexto global, aprofundamento dos conceitos e aplicação da temática, além do entendimento das interações entre as áreas da organização e ESG para engajar a liderança nessa agenda e nas abordagens que favorecem a prática empresarial.

Público-alvo

Diretores, executivos, conselheiros e empresários envolvidos em decisões estratégicas.

Resultados

Aprofundamento

dos conceitos essenciais relacionados às questões ESG, sua origem e sua relevância.

1
Compreensão

das demandas da sociedade e do ambiente empresarial que tornam o ESG fator de sucesso para os negócios.

2
Debate e reflexão 

dos compromissos que as lideranças empresariais devem assumir para a construção da cultura ESG.

3
Entendimento 

das etapas e processos críticos da efetividade e implantação das ações ESG nas empresas.

4

Estrutura

Formato do curso

Imersão presencial ou on-line. O cronograma de aulas é predefinido, variando somente de acordo com o formato escolhido.

1
Carga horária

20 horas

2
Metodologia

Combinação dinâmica de aulas e atividades síncronas e/ou assíncronas com exposição dialogada, leituras prévias, exercícios e casos, como forma de transmitir conhecimento coletivo.

3

Conteúdo

Governança Corporativa e Stakeholders  

Do capitalismo de shareholders para o capitalismo de stakeholders

• Cenário global dos negócios e novas demandas da sociedade.
• As empresas e o seu papel social.
• Reputação como ativo intangível.
• Abordagens e movimentos que estão impulsionando a mudança.
• Origem e evolução do tema ESG.

As bases do ESG

Bases conceituais, desafios e oportunidades para geração de valor

• Conceitos fundamentais relacionados: externalidades, antropoceno, gestão de stakeholders, ODS, economia circular, materialidade, dentre outros.
• Temas materiais prioritários relacionados às questões ambientais, sociais e de governança.
• Aderência das questões ESG à realidade brasileira dentro do contexto global, riscos e oportunidades envolvidos.
• Desafios e oportunidades para geração de valor sustentável.

Desenvolvimento da Cultura e Liderança ESG

Competências e habilidades necessárias

• Cultura como diferencial competitivo.
• Cultura organizacional como alicerce para a mudança necessária.
• Atributos e diferenciais da cultura ESG.
• Etapas na construção da cultura ESG.
• Recursos, ferramentas e instrumentos de apoio.
• Competências e habilidades para a liderança sustentável e consciente.
• Alinhamento do propósito individual ao propósito organizacional.
• Temas materiais prioritários para a liderança atuar com as questões ESG.

Agenda estratégica e processos de implementação

Integração do propósito à estratégia e alinhamento das práticas de gestão

• Desafios, tendências globais e motivadores de crescimento do ESG.
• Governança corporativa e a integração ESG.
• Etapas na construção da agenda estratégica ESG.
• Processo de implementação e melhores práticas do ESG – Por onde começar?