Visão Geral
Olhar ampliado e estratégico para a área de vendas, a partir da sua conexão com o marketing e a estratégia, além do desenvolvimento de competências para entender as variáveis que afetam os resultados da operação comercial e de um conjunto de ações de intervenção de melhorias do negócio.
Objetivos
Realizar o alinhamento entre a estratégia de negócio, de marketing e comercial e definir o design da estrutura comercial, políticas, processos e indicadores de gestão.
Público-alvo
Empresários, diretores, gestores e profissionais que lidam com a área comercial, planejamento e estratégias de negócio.
Resultados
Estrutura
Conteúdo
Estratégia do Negócio, Estratégia de Marketing e Estratégia Comercial
• Equalização entre estratégia do negócio, estratégia de marketing e estratégia comercial.
• Sistemas de Informação de Mercado (S.I.M.) como suporte à tomada de decisão.
Design de Estrutura
• Níveis de maturidade de mercado versus níveis de maturidade de gestão.
• Framework de gestão de marketing e fluxo de operações de vendas.
• Isomorfismo de mercado versus posição de competitividade.
• Estrutura da força de vendas (por contratação e por modelagem estrutural).
Ferramentas e Práticas de Gerenciamento Comercial
• CCV x Curva ABC.
• Proposta de valor x hierarquia de valor.
• Gestão de carteiras de clientes e vendedores por Curva ABC simples e ponderada.
• Matriz de qualificação de prospects.
• Plano de execução.
• Gestão de inatividade de clientes.
• Priorização GUT.
Políticas de Incentivo - Remuneração e Instrumentos de Avaliação
• Cultura de força de vendas: políticas, processos e indicadores.
• Alinhamento entre competências nas posições hierárquicas: gargalos e erros frequentes.